HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Dias úteis: 8h - 20h
Sábados, Domingos e feriados: Encerrado
Há mais de 45 anos a prestar serviços de Medicina Física e Reabilitação, esta clínica, situada no centro de Odivelas (perto da rua dos Bombeiros), sofreu obras profundas e renovação de todos os equipamentos em 2018, conferindo aos seus utentes ótimas condições de tratamento e novas valências.
Dispomos de um corpo clínico experiente e qualificado, com médicos e fisioterapeutas especializados nas diversas áreas da medicina de reabilitação.
Dias úteis: 8h - 20h
Sábados, Domingos e feriados: Encerrado
R. Carlos José Barreiros 7A
2675-317 Odivelas
Medicina Física e de Reabilitação ou Fisiatria é a especialidade médica habilitada para avaliação, diagnóstico e prescrição de tratamentos com o objetivo de tratar as incapacidades motoras e/ou cognitivas dos ossos, músculos, tendões, articulações e nervos, através de métodos e técnicas que visam promover a função ao máximo, trazendo, ao utente, uma melhor qualidade de vida (benefícios físicos, emocionais e sociais).
Esta especialidade médica presta cuidados de saúde a crianças e adultos de todas as faixas etárias com patologias que requeiram a sua intervenção.
A medicina física e reabilitação tem uma ampla área de intervenção, como por exemplo: Reabilitação musculo esquelética, Reabilitação neurológica, Reabilitação cárdio-respiratória, Reabilitação pediátrica, Reabilitação oncológica, Reabilitação na saúde da mulher, Reabilitação desportiva.
Área da fisioterapia que se destina a utentes com patologias que afetam o aparelho locomotor (músculos, tendões, ossos e articulações) tendo como objetivo o alivio da dor e recuperação da incapacidade funcional, recorrendo a terapias manuais associados ao fortalecimento muscular, reeducação postural e eletroterapia (laser, ultra-som, correntes de baixa/média frequência) e termoterapia (calor, frio).
As patologias mais frequentes:
Área da fisioterapia que tem como objetivo tratar patologias do foro cárdio- respiratório, baseada na aplicação de um conjunto de técnicas de movimento, posturas e estratégias, melhorando a ventilação e a mecânica respiratória. Essenciais em diversas condições de saúde do foro cárdio respiratório, com impacto sobretudo nos sistemas cardíaco, respiratório, vascular e metabólico.
O fisioterapeuta tem como o objetivo de reduzir os sintomas (dispneia, fadiga, tosse, expetoração, dor), melhorar ou manter a tolerância ao exercício e o nível de atividade física, melhorar a funcionalidade, melhorar a eficácia da ventilação e reduzir o trabalho respiratório, mobilizar e ajudar na remoção de secreções e ensinar ao utente de estratégias para gestão da fadiga.
Patologias mais frequentes:
Área da fisioterapia que tem como objetivo a reeducação do movimento e da função através da melhoria da força muscular, da sensibilidade, coordenação neuromuscular e do equilíbrio. Visando melhorar o desempenho nas atividades da vida diária (AVD) e consequentemente a qualidade de vida dos utentes que têm patologias neurológicas, promovendo assim a independência e autonomia.
Patologias mais frequentes:
Área da fisioterapia que se destina a utentes desde o nascimento aos 17 anos, inclusive. O fisioterapeuta pediátrico encontra se qualificado com conhecimento e competências nas áreas do desenvolvimento motor e cognitivo das crianças, estimulando assim as funções dos segmentos corporais a serem trabalhados de maneira a promover a funcionalidade do mesmo.
Patologias mais frequentes:
A fisioterapia em saúde mental é uma aproximação, uma sensibilização, uma análise do corpo, por meios passivos ou dinâmicos, verbais ou não verbais (J.P.Dacos, 1984).
O objetivo do fisioterapeuta visa em promover o bem estar e a autonomia das pessoas com disfunções físicas associadas a doenças mentais, utilizando estímulos físicos para as influenciar.
A cinesioterapia corretiva postural tem como objetivo promover um bom equilíbrio entre a estrutura óssea, muscular e cardiovascular, corrigindo a postura através de exercício físico terapêutico adaptado a cada utente. A correção postural pode, ainda, ser feita no âmbito da prevenção, por forma a melhorar a condição física e qualidade de vida.
Patologias mais frequentes:
Terapia não invasiva utilizada no tratamento de algumas patologias músculo-esqueléticas e lesões desportivas.
Esta técnica consiste na administração dirigida de energia acústica nos tecidos corporais através de um aplicador em contacto com a pele. A passagem pelos tecidos leva a efeitos mecânicos que desencadeiam ações regeneradoras com a libertação de fatores de crescimento, melhoria da vascularização, formação de novos vasos, aumento da produção de colagénio e destruição de calcificações.
São utilizadas em utentes com problemas musculo esqueléticos, como por exemplo no tratamento de tendinites, calcificações, fascite plantar, dores musculares crónicas e falhas na consolidação de fraturas.
Terapia indolor e não invasiva que facilita o tratamento dos tecidos, combinando a estimulação fotomecânica com a bioestimulação, ao mesmo tempo que atua no controlo da dor, tendo por base o princípio da terapia de laser de baixo nível.
Em termos terapêuticos, os efeitos da utilização desta tecnologia centram-se na sua capacidade analgésica, no controlo do processo inflamatório e na cicatrização e regeneração dos tecidos lesados.
MOVECLINICS É UMA MARCA REGISTADA © 2023. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.