o espaço onde nos movemos

Localizada numa das principais ruas do Cacém, esta clínica beneficia de uma posição central, rodeada de comércio local e com boas acessibilidades. Com instalações modernas e uma equipa especializada, estamos prontos para o receber com profissionalismo e atenção personalizada.
Horário de funcionamento
Dias úteis: 8h - 20h
Sábados, Domingos e feriados: Encerrado
Morada
Pct. Armada das Indias nº2 Lj Esq e Dir
2735-061 Cacém
Contactos
219 180 511
Rede Fixa Nacional
925 490 079
Rede Móvel Nacional
Especialidades
Oferecemos-lhe um acompanhamento de qualidade, envolvendo equipas especializadas em cada tipo de patologia.
consultas
Medicina Física e Reabilitação ou Fisiatria, é a especialidade médica habilitada para a avaliação, diagnóstico e prescrição de tratamentos com o objetivo de tratar incapacidades motoras e/ou cognitivas relacionadas com ossos, músculos, tendões, articulações e nervos. Através de métodos e técnicas que visam promover a função ao máximo, proporciona ao utente uma melhor qualidade de vida — com benefícios físicos, emocionais e sociais.

Esta especialidade médica presta cuidados de saúde a crianças e adultos, de todas as faixas etárias e com patologias que requerem a sua intervenção.

A Medicina Física e de Reabilitação tem uma ampla área de intervenção, incluindo, por exemplo: reabilitação músculo-esquelética, neurológica, cardiorrespiratória, pediátrica, oncológica, na saúde da mulher e reabilitação desportiva.
fisioterapia

Área da fisioterapia destinada a utentes com patologias que afetam o aparelho locomotor (músculos, tendões, ossos e articulações), tendo como objetivo o alívio da dor e a recuperação da incapacidade funcional. Recorre a terapias manuais associadas ao fortalecimento muscular, reeducação postural, eletroterapia (laser, ultra-sons, correntes de baixa e média frequência) e termoterapia (calor e frio).

As patologias mais frequentes incluem:

  • Osteoartroses; 
  • Lesões ligamentares; 
  • Lesões músculo-tendinosas (roturas musculares, roturas tendinosas, fascites);
  • Patologias osteoarticulares (raquialgias, ciatalgias, cervicalgias, lombalgias);
  • Recuperação de cirurgias ortopédicas (artroplastias da anca, joelho, ombro, etc.);
  • Recuperação de lesões osteoligamentares e desportivas;
  • Traumatismos, como fraturas e/ou as suas complicações.

Área da fisioterapia que tem como objetivo tratar patologias do foro cárdio-respiratório, baseada na aplicação de um conjunto de técnicas de movimento, posturas e estratégias que melhoram a ventilação e a mecânica respiratória.

Estas intervenções são essenciais em diversas condições de saúde do foro cárdio-respiratório, com impacto sobretudo nos sistemas cardíaco, respiratório, vascular e metabólico.

O fisioterapeuta tem como objetivo reduzir os sintomas (dispneia, fadiga, tosse, expetoração, dor), melhorar ou manter a tolerância ao exercício e o nível de atividade física, melhorar a funcionalidade, aumentar a eficácia da ventilação e reduzir o trabalho respiratório, mobilizar e ajudar na remoção de secreções, bem como ensinar ao utente estratégias para a gestão da fadiga.

Patologias mais frequentes:

  • Recuperação pós-cirurgias cárdio-torácicas de diversas etiologias;
  • Doenças infecciosas pulmonares (em adultos e crianças);
  • Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC).

Área da fisioterapia que tem como objetivo a reeducação do movimento e da função, através da melhoria da força muscular, da sensibilidade, da coordenação neuromuscular e do equilíbrio. Visa melhorar o desempenho nas atividades da vida diária (AVD) e, consequentemente, a qualidade de vida dos utentes com patologias neurológicas, promovendo assim a sua independência e autonomia.

As patologias mais frequentes incluem:

  • Acidentes vasculares cerebrais (AVC);
  • Traumatismos crânio-encefálicos (TCE);
  • Lesões vértebro-medulares;
  • Esclerose múltipla;
  • Síndrome de Guillain-Barré;
  • Doença de Parkinson;
  • Lesões dos nervos periféricos; 
  • Paralisia facial periférica.

Área da fisioterapia que tem como objetivo capacitar e adaptar o utente geriátrico para a realização das suas atividades da vida diária (AVD), incentivando a manutenção e/ou melhoria da capacidade funcional global — por vezes diminuída, resultante da perda de mobilidade, equilíbrio, força e funcionalidade —, promovendo assim a autonomia, a funcionalidade e a autoestima, e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

As patologias mais frequentes incluem:

  • Alterações degenerativas ósseas (artroses e outras patologias articulares);
  • Síndromes de imobilidade;
  • Consequências de quedas (fraturas, imobilizações, entre outras); 
  • Pós-operatórios ortopédicos (próteses da anca, joelho, etc.).

Área da fisioterapia que se destina a utentes desde o nascimento até aos 17 anos, inclusive. O fisioterapeuta pediátrico encontra-se qualificado, com conhecimentos e competências nas áreas do desenvolvimento motor e cognitivo da criança, estimulando as funções dos segmentos corporais a serem trabalhados, de forma a promover a sua funcionalidade.

As patologias mais frequentes incluem: 

  • Atraso global no desenvolvimento;
  • Paralisia cerebral;
  • Lesões do plexo braquial;
  • Distrofia muscular progressiva.
A fisioterapia na saúde da mulher é uma área bastante vasta, pois, para além de intervir em diferentes populações — femininas e masculinas — ao longo do ciclo de vida, presta cuidados em situações como a incontinência urinária e fecal (feminina, masculina e pediátrica), as disfunções sexuais relacionadas com o pavimento pélvico (em ambos os sexos), a gravidez (incluindo a preparação para o nascimento), a recuperação no pós-parto, bem como em condições músculo-esqueléticas durante a gravidez, o pós-parto e a menopausa, e em situações cirúrgicas da mama e uroginecológicas.

 

A fisioterapia em saúde mental é uma aproximação, uma sensibilização, uma análise do corpo — por meios passivos ou dinâmicos, verbais ou não verbais (J. P. Dacos, 1984).

O objetivo do fisioterapeuta é promover o bem-estar e a autonomia das pessoas com disfunções físicas associadas a doenças mentais, utilizando estímulos físicos para as influenciar.

tratamentos e terapias

A cinesioterapia corretiva postural tem como objetivo promover um bom equilíbrio entre as estruturas óssea, muscular e cardiovascular, corrigindo a postura através de exercício físico terapêutico adaptado a cada utente. A correção postural pode, ainda, ser realizada no âmbito da prevenção, com vista à melhoria da condição física e da qualidade de vida.

As patologias mais frequentes incluem: cifoses, lordoses, hiperlordoses, escolioses, entre outras.

A Drenagem Linfática, tem como objetivo facilitar o retorno linfático através da realização de técnicas suaves e ritmadas. Utlizada em utentes pós cirúrgicos (oncológicos, fraturas), com sensação de pernas cansadas, edemas dos membros inferiores, entre outras.

A Pressoterapia tem como finalidade reduzir edemas de origem venosa e/ou linfática. Estimula a circulação de retorno, melhora a circulação sanguínea e diminui a retenção hídrica, favorece a diminuição do edema e promove a eliminação dos líquidos retidos.

 

Terapia indolor e não invasiva que facilita o tratamento dos tecidos, combinando a estimulação fotomecânica com a bioestimulação, ao mesmo tempo que atua no controlo da dor, tendo como base o princípio da terapia por laser de baixo nível.

Em termos terapêuticos, os efeitos da utilização desta tecnologia centram-se na sua capacidade analgésica, no controlo do processo inflamatório, bem como na cicatrização e regeneração dos tecidos lesados.

Trata-se de uma técnica médica que consiste na injeção de medicamentos em doses muito baixas, entre a epiderme e a derme, o mais próximo possível do local a tratar, com o mínimo de efeitos indesejáveis e sem envolver outras áreas do organismo.

A técnica de mesoterapia tem sido aplicada com fins terapêuticos, nomeadamente no tratamento da dor e inflamação local.

Patologias mais frequentes:

  • Tendinites;
  • Bursites;
  • Artropatias degenerativas;
  • Lombalgias;
  • Mialgias;
  • Contraturas musculares;
  • Entre outras.

O Pilates clínico foca-se num conjunto de exercícios desenvolvidos por Joseph Pilates, que foram adaptados por fisioterapeutas para fins terapêuticos, numa perspetiva que visa promover o equilíbrio, o alinhamento corporal, a coordenação motora e respiratória, o controlo dos movimentos, a concentração e a consciência corporal. O exercício físico é realizado sem impacto, permitindo controlar e/ou melhorar a postura, a dor, a força muscular, o equilíbrio e a flexibilidade.

Terapia não invasiva utilizada no tratamento de diversas patologias músculo-esqueléticas e lesões desportivas. 

Esta técnica consiste na administração dirigida de energia acústica nos tecidos corporais, através de um aplicador em contacto com a pele. A passagem da onda pelos tecidos gera efeitos mecânicos que desencadeiam ações regeneradoras, como a libertação de fatores de crescimento, melhoria da vascularização, formação de novos vasos, aumento da produção de colagénio e destruição de calcificações. 

É utilizada em utentes com problemas músculo-esqueléticos, como por exemplo no tratamento de tendinites, calcificações, fascite plantar, dores musculares crónicas e falhas na consolidação de fraturas. 

Marcação online de consultas
Faça o agendamento das suas consultas.
Marcar consulta
Elogios que nos movem